top of page
  • Foto do escritorEric Assunção

Quais são os 5 restaurantes mais antigos da Europa?

Atualizado: 4 de mai. de 2022

Quando conhecemos um novo país, a culinária é uma das coisas que mais traz curiosidade. Na Europa, que tem uma história milenar, é, literalmente, um prato à parte. O Velho Continente está cheio de restaurantes históricos.


Entretanto, a questão do restaurante mais velho da Europa é algo a se discutir. Muita gente diz ter esse título. E pelos mais variados motivos. Tem gente que diz bar é restaurante. Que taberna é restaurante. Que vale se for o que passou mais tempo sem parar.


A galera só falta sair no braço para ter esse troféu.


Sem brigar com ninguém, hoje te apresento os 5 restaurantes mais antigos da Europa que funcionam até hoje.


Começamos a lista em Paris. A La Petite Chaise está no rolê desde 1680. Até já recebeu o título de monumento histórico da capital francesa. Por esse motivo, o restaurante não pode sofrer alteração nenhuma em sua fachada.


O portão de ferro da entrada é um exemplo disso. Ele é o mesmo há 340 anos. Já faz parte da história do restaurante.

Embora seja histórico, o preço é até acessível para os moldes parisienses. Com 30 euros você consegue almoçar com tranquilidade.



Seguimos com uma conexão Paris-Berlim. Chegamos ao Zur Letzten Instanz. Em 1621, quando começou a funcionar, ele era uma taberna.


Só virou restaurante 300 anos depois, em 1920. Mas o título continua até hoje.

A estrutura é a mesma do século 17. A sensação é de entrar na Máquina do Tempo.


Lá você vai conseguir deliciar o Joelho de Porco alemão. Além de clássico do país, é especialidade da casa.


Lembra quando eu disse que a concepção de “Mais Antigo” era um negócio meio confuso? Pois é, aqui está um exemplo disso.


Se La Petit Chaise se diz o restaurante mais antigo de Paris, aqui surge um concorrente. Se trata da La Tour d’Argent, datado do longínquo 1582. Isso é o que eles dizem. Já que nunca apresentaram documentação comprobatória.


O restaurante serve a tradicional comida francesa, como crepes e foies. Tem até Estrela Michelin! Logicamente, o vinho francês acompanha.


De vinho os caras entendem. São mais de 500 mil garrafas na adega do restaurante. Além de tudo, eles afirmam ser o primeiro estabelecimento a usar talheres.



O Zum Franziskaner pega a medalha de prata na nossa competição. O estabelecimento fica em Estocolmo, Suécia. O restaurante tá com cliente desde 1421. Ou seja, ano passado os amigos completaram 600 anos de existência.


Os fundadores do Zum Franziskaner foram monges alemães. A gente consegue perceber isso no cardápio na carta de bebidas. As receitas são típicas do país germânico.


Para completar a brincadeira, o restaurante entra na categoria BBB: Bom, Bonito e Barato.


Chegamos no nosso primeiro lugar. Eu duvido que alguém vá passar esse número em toda a história. Falamos agora do St. Peter Stiftskeller, localizado em Salzburg, na Áustria.


O primeiro documento que fala sobre esse estabelecimento data de 803. São nada menos do que 1200 anos de funcionamento. Sabe o Mozart? Frequentava o St. Peter no século 18. Será que é bem visitado?


O preço é um pouco mais salgado do que o indicado. Mas é bom lembrar que não só a comida está sendo consumida ali. Mas sim toda a experiência de estar no mais antigo do mundo.



 

Comida é vida. E também é história. Mas beber também pode? Por mim, deve. Quem sabe não temos as cervejarias mais antigas? Em um futuro breve descobriremos.


65 visualizações0 comentário
bottom of page